Catacumbas e Desigrejados

Publicado em: 17 de agosto de 2019

Categorias: Notícias

Visualizações: 1895

As catacumbas de Roma são túneis extensos e espaçosos que foram escavados debaixo da cidade com a finalidade de servir de cemitério. Os romanos tinham tanto pavor da morte que queriam mantê-los fora de vista. As catacumbas eram escavadas pelos escravos e para lá os romanos mandavam seus mortos, que eram enterrados em túmulos nas paredes. Os romanos nunca iam lá.

Quando no final dos anos 60 o Império Romano começou a perseguir os cristãos e a proibir que eles se reunissem para adorar a Cristo, as catacumbas se tornaram o lugar preferido pelos discípulos de Jesus em Roma para se encontrarem e juntos cultuarem a Deus. Essa situação perdurou durante os primeiros quatro séculos depois de Cristo. Arriscando suas vidas, e enfrentando a escuridão e o mau cheiro das catacumbas, os cristãos de Roma se encontravam semanalmente nos túneis sombrios debaixo da cidade, para, à luz de tochas, serem instruídos pelos pastores e presbíteros nas Escrituras do Antigo Testamento e na doutrina dos apóstolos de Cristo, cantar salmos e hinos em louvor de Cristo, orarem juntos a Deus e celebrar a Ceia do Senhor.

Ainda hoje encontramos nas catacumbas de Roma bancadas cavadas nas paredes onde os cristãos se assentavam para os cultos. Há também muitas pinturas representando cenas dos Evangelhos, como a última ceia, os milagres de Jesus e cenas das parábolas que ele contou. Lá também encontramos sepulturas de cristãos com inscrições professando a fé que tiveram em vida.

Os cristãos se arriscavam nas catacumbas porque estavam convencidos de que precisavam se congregar e se reunir regularmente com seus irmãos em Cristo. O Senhor Jesus havia ensinado que estaria presente espiritualmente quando dois ou três se reunissem em nome dele (Mt 18.20). O Senhor também os ensinou a se reunirem para juntos comerem o pão e beber o cálice (Lc 22.17; 1Co 11.25-26 e 33). Os apóstolos haviam ensinado que eles deveriam se reunir para servir uns aos outros através dos dons espirituais (1Co 14.26). As catacumbas eram o único lugar em Roma onde tudo isso era possível.

Não havia desigrejados entre os primeiros cristãos, mesmo na Roma do imperador Nero.

Séculos mais tarde, quando o Cristianismo foi legalizado (édito de Milão em 313 d.C. pelo imperador Constantino), os cristãos puderam sair das catacumbas e construíram os primeiros templos e catedrais onde podiam se congregar publicamente para, livremente, cultuar a Deus.
Pessoas que se consideram cristãos e que deliberadamente se recusam a congregar-se com outros cristãos para cultuar a Deus, ser ensinados e instruídos na Palavra, num país onde existe liberdade de religião e milhares de lugares e oportunidades para tal, desonram e envergonham os primeiros cristãos.

Se um dia no Brasil os cristãos forem proibidos como na Roma imperial de se reunirem, os desigrejados serão os únicos a não serem perseguidos.

Texto de Augustus Nicodemus Lopes