Junta Diaconal

Os diáconos são oficiais eleitos pela igreja para dedicarem-se especialmente à arrecadação de ofertas para fins piedosos, ao cuidado dos pobres, doentes e inválidos e à manutenção da ordem e reverência nos lugares reservados ao serviço divino (Art. 53).

O grande reformador João Calvino, destaca em seus estudos a grande importância do diaconato. Deveriam eles, serem os responsáveis pela assistência aos necessitados e possuir grande conhecimento da fé cristã, já que, em alguns casos, torna-se necessário prover assistência e conforto espiritual aos atendidos.

A origem do diaconato encontra-se em At 6.1-7. Segundo o texto, os diáconos devem ser homens capazes para o exercício do cargo. Devem ser eles homens de boa reputação, respeitáveis, de uma só palavra, irrepreensíveis, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, entre outros atributos (At 6.3 e 1 Tm 3.8-13).

Organizada no dia 21 de junho de 1987, a Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém teve como primeiros diáconos os seguintes irmãos: Pedro Donizetti Savi, Marcos Ferreira da Costa, Alexandre Faria dos Santos, Júnio Sérgio Moreira, André Elias Zacchi e Davi Ferreira Araújo. Hoje, a Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém conta com os seguintes diáconos: Anderson Silva, Douglas Gonçalves, Gustavo Carniel, Antonio Quinaglia, José Roberto Bogar, Henrique França da Silva, Arnaldo César dos Santos, Lucas Baldin e Angelo Artur Bovis. Atualmente a composição da Junta Diaconal, segue conforme abaixo:

Estes importantes oficiais da igreja têm desenvolvido um importante trabalho não somente junto à Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, mas também junto às pessoas que moram ao redor da igreja. Realizando trabalhos como distribuições de cestas básicas, visitações a enfermos e pessoas carentes, realização de reformas de casas em condições precárias, apoio ao trabalho com moradores de rua, entre outros, os diáconos da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém têm buscado viver a verdadeira religiosidade citada em Miqueias 6.8: “Praticar a justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com Deus.”