Culto de Ações de Graças

Publicado em: 20 de novembro de 2018

Categorias: Eventos

Visualizações: 34

Tags: ,

No antigo testamento a primeira menção a uma oferta de gratidão a Deus, ocorre ainda nos primeiros capítulos de Gênesis, quando o justo Abel, em gratidão a Deus, oferece as primícias de seu trabalho como sacrifício a Deus. Após estas histórias vemos em todo o sistema sacrificial de Israel a gratidão a Deus instituída através de ofertas de manjares. Ações de graças são exatamente isto: mostrar a gratidão a Deus e reconhecer que tudo o que temos, somos e o que nos espera no porvir, vem d’Ele. 

Oficialmente a data foi celebrada pela primeira vez no século XVII nos Estados Unidos, então colônia Britânica. O ano era 1620 e cerca de 100 peregrinos ingleses que chegaram nos EUA, fugindo da perseguição religiosa. Nesta nova terra, estes ingleses precisaram aprender a cultivar a terra para dela tirarem o seu sustento. A partir dai, usando o conhecimento e técnicas dos povos indígenas nativos, iniciaram a plantação de cereais e leguminosas e um ano após sua chegada, para celebrarem a colheita bem-sucedida, os governadores da província resolvem criar uma festa chamada “Thanksgiving” ou em Português, Ações de Graças. 

O presidente Lincoln resolve então em 1863 oficializar o feriado nacional, que hoje é até mais importante que o Natal nos Estados Unidos. No Brasil, vemos ainda durante o período da velha republica a instituição do dia, não como feriado, mas como data comemorativa. 

Para nós Cristãos, é importante termos esta cultura de gratidão a Deus por tudo o que tem feito a nós, pois temos  a convicção que como seus filhos, somos sustentados pelo pai celestial, que conhece cada uma de nossas necessidades, segundo afirma o nosso Senhor Jesus Cristo. Gratidão a Deus também é uma marca de uma igreja avivada, que reconhece que não depende de seus próprios méritos e sim que vive pela graça e na dependência de Deus. 

Convidamos você a celebrar e a dar graças a Deus conosco em um culto comunitário na IP Bela Jerusalém, nesta quinta-feira, 22/11 às 20h. Participe, seja grato e louve a Deus por mais um ano de lutas e vitórias em Cristo.