Os Atributos de Deus

Publicado em: 27 de junho de 2019

Categorias: Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 2141

Tags: ,

Deus é bom, Deus é amor, Deus é longânimo, Deus é Deus. Talvez este último melhor descreva tudo aquilo que o nosso Criador é, todavia Deus é muito mais que isso, Seus atributos podem ser separados em duas categorias: incomunicáveis e comunicáveis.

ATRIBUTOS INCOMUNICÁVEIS DE DEUS

Os atributos incomunicáveis são aqueles atributos que não se encontram nas obras da criação e mostram a grandeza de Deus.

Independência ou autoexistência de Deus:

Ele existe por seu próprio ser, diferente do homem, não depende de qualquer coisa exterior. Nada cria ou gera Deus a não ser Ele mesmo. É essa ideia que está contida no nome “Jeová” (João 5.26). E esta independência não está restrita apenas em sua existência (At 17.25), Deus é independente: 

  • Em seu pensamento: Romanos 11:33-34
  • Em sua vontade:  Romanos 9:19 
  • Em seu poder: Salmos 115.3 
  • Em seu conselho: Salmos 33:11

Deus também é, diferentemente do homem, imutável, ou seja, Ele não muda (Ml 3.6, Tg 1.17). Seus desígnios e determinações são soberanos, quem muda é o homem.

Além de imutável Ele é infinito, ou seja, Deus e tudo o que pertence ao seu Ser não tem medida nem quantidade (Sl 145.3). Deus também é Eterno (Sl 90.2), e aqui é importante salientar a diferença entre imortal e eterno: Nossas almas são imortais, foram criadas em um determinado momento, porém nunca deixarão de existir. Sejam as almas que Deus escolheu para a salvação ou para a condenação (Dn 12.2, Ec 12.7). Ser eterno significa que Deus sempre existiu e sempre existirá, Ele não tem princípio e nem fim. É um atributo um pouco difícil de entender, afinal nossa natureza humana parte do princípio de uma criação e naturalmente esperamos que tudo tenha um começo, mesmo que não haja um fim, porém, Deus está acima da lógica humana.

Além de eterno Deus é onipresente, ou seja, Ele não apenas pode estar em qualquer lugar Ele está em todos os lugares e ao mesmo tempo (1 Rs 8.27). E isso ocorre porque Ele não está subordinado às leis da física de tempo e espaço, Ele é o criador destas coisas.