A Exaltação de Cristo

Publicado em: 7 de dezembro de 2019

Categorias: Estudos de Quinta Feira

Visualizações: 1073

Tags: ,

Jesus Cristo não apenas passou por sofrimentos e humilhações, ele também foi e deve ser exaltado. Luteranos e católicos acreditam que a exaltação de Cristo começou em sua descida ao hades (em grego, morte), os cristãos protestantes acreditam que este momento se inicia em sua ressureição.

RESSUREIÇÃO

Ele não apenas voltou à vida (como Lázaro), a sua natureza humana, corpo e alma foram restaurados à pureza (como acontecerá conosco). Seu organismo mudou, era Cristo, mas seu corpo se modificou: não era facilmente reconhecido, podia aparecer e desaparecer. Seu corpo agora era um corpo espiritual. E sua ressurreição carrega uma série de significados:

a) uma declaração do Pai que Cristo satisfez todas as exigências da lei.

b) simboliza o que acontecerá com os crentes na sua justificação.

c) é a causa da nossa justificação.

Muitos dizem que a ressureição não é possível uma vez que o corpo se desfaz. Porém a Bíblia deixa claro que seremos ressuscitados e teremos um corpo transformado (Fp 3.21).

ASCENÇÃO DE CRISTO

Cristo parte da terra para o Céu e mostra mais uma mudança na sua natureza humana: que ela foi adaptada perfeitamente à vida no céu. Sua ida aos céus é uma necessidade de Cristo para preparar-nos um lugar lá (Jo 14.2-3).

CRISTO A DIREITA DO PAI

Isso significa que as rédeas do governo da igreja e do universo lhe foram confiadas e de lá continua a ensinar seu povo por meio do Seu consolador (Espírito Santo).

VOLTA FÍSICA DE CRISTO

Alguns acreditam que isso ocorreu em pentecostes quando o Espírito Santo desceu a nós, porém esta foi uma volta espiritual e invisível. Cristo voltará, visivelmente a todos e julgará o mundo e, então, será o fim dos tempos (Jo 5.21-29).